quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Método demonstrativo (Sérgio, Aida, Michel, Susana, Formandos do curso de FPIF, de Rio Maior)

O método demonstrativo é o mais indicado para ensinar a realizar uma tarefa, com base numa demonstração.

O método demonstrativo, inclui sempre 3 fases comuns a todas as versões;

- O formador demonstra lentamente, explicando os passos chave a dar.

- O formador e os formandos executam em conjunto sem que o formador permita atrasos ou avanços na execução.

- Os formandos executam sozinhos e o formador vai analisando as diferentes etapas e quais os desvios às mesmas.

Sendo estas as fases:

Antes:

- Preparar o material necessário para as demonstrações;
- Definir os objectivos;
- Cativar/ Motivar os participantes;
- Informar objectivos da demonstração;
- Explicar a operação.

Durante:

- O formador explica sozinho passo a passo;
- Os formandos e o formador executam ao mesmo tempo sob observação do formador;
- Os formandos realizam a tarefa sozinhos.

Depois:

- Fazer uma síntese;
- Esclarecimento de duvidas;
- Avaliação de resultados.

As principais características do método;

- Devido ás três fases de demonstração, requer mais tempo do que qualquer outro método de ensino.
- Funciona principalmente com grupos pequenos, visto existir uma grande interacção entre os formandos e o formador.
- O formador é sempre o líder do grupo, como tal tem de dominar o tema em demonstração.
- A principal ferramenta de trabalho é a demonstração do tema.

Vantagens:

- Interactividade entre formandos e formador;
- Melhor aprendizagem pela parte dos formandos.

Desvantagens:

- Necessidade de tempo;
- O formador tem de reunir uma elevada quantidade de material para as sessões;
- É indicado para um número reduzido de formandos, devido à grande interactividade.

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