quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Método expositivo (Ana Tirano; Daniela Lopes; Fátima Batista; Hélia Esteves, Curso FPIF de Rio Maior)

O grupo de formação inicial de formadores de Rio Maior é composto por 16 formandos de idades várias e de várias áreas de formação. Reunimo-nos três vezes por semana em sessões de três horas, durante três meses, temos objectivo comum de no final estarmos aptos para dar formação a novos formandos .

Ao longo da formação já foram abordados várias unidades temáticas fundamentais para o processo da aprendizagem.

Neste artigo vamos realçar o método expositivo. Este método é o mais utilizado no sistema de ensino e caracteriza-se por ser um método directivo em que a informação flui apenas por parte do formador para os formandos, que por sua vez têm um papel passivo.

Todas as etapas necessárias para por em prática este método (preparação, desenvolvimento e conclusão) são da inteira responsabilidade do formador.
Este método pode ser aplicado em diversas situações, sendo o ideal numa situação em que se pretenda exclusivamente a transmissão de informação.

Como todos os métodos, este também tem as suas vantagens e desvantagens.
Quanto às primeiras enunciamos o facto de permitir a transmissão de grande quantidade de informação num curto espaço de tempo a um número elevado de pessoas.
Também para o desenvolver destacamos que necessita de poucos recursos para ser concretizado.

Quanto as desvantagens, destacamos que não permite obter o feedback dos participantes, pelo que o formador não tem percepção da apreensão e compreensão do transmitido por parte dos assistentes. Não motiva as pessoas uma vez que, na maioria dos casos, torna-se muito monótono e sem interactividade entre formandos e formadores.

Assim, consideramos que este método deve ser cuidadosamente pensado e adequado ao grupo, ao tema e ao tempo disponível.

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