quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dinâmica de grupos - Origens


A expressão “dinâmica de grupo” apareceu pela primeira vez em 1944, tendo sido cunhada por Kurt Lewin.

Esse psicólogo, um americano de origem alemã nascido em Mogilno, em 1890, e morto em Newtonville, Massachusetts,em 1947, esteve inicialmente ligado ao gestaltismo mas, posteriormente, desenvolveu uma teoria própria. Nesse desenvolvimento aplicou à psicologia social conceitos advindos da topologia geométrica e da física dos campos de força. Escreveu então “Princípios da Psicologia Topológica”, em 1936.

Após esses trabalhos concentrou-se no estudo das dinâmicas dos grupos e na influência do tipo de regime político-social sobre as crianças, garantindo merecido lugar de destaque na história do estudo da psicologia de grupos.

A atuação de Kurt Lewin marcou um período de fundamental importância no estudo dos fenômenos ligados aos grupos. A sua influência faz-se notar em muitos estudos, pesquisas e obras, que desenvolveram as suas idéias. Com ele,a psicologia e o estudo dos processos dinâmicos de actuação das pessoas e dos grupos teve grande desenvolvimento como ciência.

Lewin fundou um Centro de Pesquisas em Dinâmica de Grupo, onde testou várias das suas hipóteses e fixou novos objetivos de pesquisa em psicologia social, cogitando novos caminhos mais funcionais, eficientes e criativos para o estudo das relações interpessoais e intergrupais. Para ele, só o estudo de pequenos grupos poderia dar subsídios que nos levassem a compreender o que se passa nos macro-grupos.

1 comentário:

  1. Aconselho-te a divagares sobre outro livro do Goleman " Inteligência social", os neurónios espelho são um conceito interessante para lidar com pesoas.


    Diverte-te

    ResponderEliminar